“White Hole”

publicado em berlinda.org

 

24 de outubro a 28 de novembro: Exposição “White

Hole” de Andrea Boller

Exposição de escultura “White Hole” da brasileira Andrea Boller.

Andrea

Geheim we go home, 2012 | Performance/ Installation
Stahl, Stoff, Uhr, Performer | 295x170x170cm, 60 min.

24 de outubro: Inauguração  e entrega do Prémio Diffring de Escultura 2012.

Gravuras e desenhos em preto-e-branco projetam esculturas em luzes, cores e sombras espaçadas, instalações amplas e performances concentradas. As esculturas de Andrea Boller reconstituem-se, a partir do diálogo entre fixo e móvel (metal e folhas de alumínio), num todo harmônico. O material desenvolve uma coreografia lúdica. A escultura torna-se o próprio evento e sofre alterações a partir, de um lado, do movimento do observador no espaço, e, de outro, do avanço temporal dos ângulos de incidência da luz.

O comportamento dos materiais em relação uns aos outros faz pensar, simbolicamente, nas emoções – uma tentativa em obter um equilíbrio de sensações e vibrações. A união das duas forças potencializa-se, a partir das varições de luminosidade, até atingir proporções gigantescas e desmedidas, e desencadeia uma sensação de liberdade infinita.

O espaço é dominado por esculturas expostas no chão, desenhos espaciais multidimensionais que evocam a teoria das cordas e tensionam a percepção dos limites da consciência do tempo e das relações de causa e efeito. As obras de Andrea Boller são autônomas e ilimitadas e forçam o observador a ir além do fascínio estético, até a reflexão sobre as possibilidades de extensão da consciência e de ultrapassagem das fronteiras. A artista nasceu em 1980, em São Paulo. Após graduar-se em Arquitetura, mudou-se para Berlim, em 2010, como bolsista do DAAD, para estudar Escultura na Universität der Künste, com o Prof Karsten Konrad. (Texto: Embaixada do Brasil em Berlim)

De 24 de outubro a 28 de novembro de 2013
de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Embaixada do Brasil em Berlim
Wallstraße 57
10179 Berlim